segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Recomeçar
Melhor do que começar é recomeçar. Melhor do que abrir os olhos hoje de manhã, é saber que amanhã o faremos de novo, e melhor. Melhor de tudo que um dia foi exclusivo, primeiro, inesperado, suspeito, mal aproveitado e novo, é ter certeza que depois deles vêm outra dose bem melhor, uma dose a qual já conhecemos. E é bom lembrar que conhecer não o torna velho, mas sim interessante.
Nós já sabemos por onde andar e para onde queremos ir. Tudo na vida é um recomeçar, os dias de hoje são o recomeço dos dias de ontem, os beijos de amanhã serão o recomeço dos beijos de hoje, a desculpa é o recomeço do erro.
E fazer isso é viver, aprender a crescer e a lidar com descobertas e perdas, aprender que um dia jamais será ao menos parecido com o outro, ele apenas derivou de lá. Quando passamos a ver que tudo são fases e que em cada fase nos tornamos um pedaço de nós ontem, um pedaço de nós hoje e um espaço que só preencheremos amanhã, passamos a não ter aquelas dores tão fortes e horrorosas no coração, à noite.
Vemos que o segundo amor é melhor que o primeiro, que o quinto é melhor que todos os anteriores, que o décimo então, nem se fala, esse sim é para sempre. Vemos que a perda de hoje amenizou mais facilmente do que a perda de ontem e que a perda que teremos amanhã já não nos impede de caminhar para outro dia. Vemos que nos maquiamos e nos vestimos, pensamos, lidamos com nós mesmos e com os outros, bem melhor do que no primeiro dia.
Não quero dar mais exemplos, é melhor deixar a ideia no ar, aberta. Porque um dia todos nós percebemos o óbvio, que somos seres que aprendem com facilidade, que se acostumam e fazem coisas que estão acostumados a ver e a ouvir. E que tendem a melhorar sempre.
O tempo passa, mas o tempo não é ruim. O tempo jamais estragou, acabou, ou fez mal a coisa alguma. O tempo melhora o vinho, cura a ferida, faz com que esqueçamos o que não conseguíamos, faz com que a gente enxergue que não foi tudo eterno, que não foi tudo um sonho, que não foi tudo um erro, que não foi nada em vão.
Passe a acreditar que o tempo, por mais que te dê cabelos brancos e rugas de presente, é teu melhor amigo, o melhor. Ele te dá a melhor oportunidade: recomeçar. A cada instante ele está do teu lado, esperando você enxergar o que antes você não via. Se o tempo falasse, ele sopraria todo instante ao teu ouvido: começar, REcomeçar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário